Condições do tempo não eram favoráveis para voo, diz Defesa Civil

Moradores de Maresias afirmam ter visto helicóptero bater, 3 estão desaparecidos.

A Defesa Civil de São Sebastião informou que no período em que o helicóptero pilotado por um empresário de Campinas passou pelo litoral paulista, por volta das 10h de terça-feira (30), o vento atingia a velocidade de 70 km/h. Assim, as condições não eram favoráveis para o voo.

O helicóptero, que seguia para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, está desaparecido. Estava prevsita uma parada no litoral norte de São Paulo. Além do piloto, André Bicego Martins, que é proprietário da loja de carros André Veículos, que fica na Avenida Norte-Sul, em Campinas, havia outros dois homens a bordo.


Buscas


Três equipes estão empenhadas nas buscas aéreas pela aeronave, modelo Robinson 44, com prefixo PP-CLE. A procura chegou a ser interrompida na manhã desta quarta-feira devido ao mau tempo. Por volta das 15h, um helicóptero da FAB conseguiu decolar da base de Ubatuba. As buscas foram feitas na região da Serra do Mar.
A família do piloto disse que dois amigos de André Martins também sobrevoaram o litoral paulista nesta quarta-feira em busca de sinais da aeronave.
Moradores de Maresias, no litoral paulista, disseram para a Defesa Civil de São Sebastião que viram na manhã de terça-feira, por volta das 9h50, um helicóptero bater contra a Serra do Mar. O órgão informou que o local é de difícil acesso, por isso, só conseguiram ver através de binóculos árvores quebradas.



Espera por notícias


O pai do piloto, João Batista Martins de Sá Júnior, disse que acha difícil a essa altura encontrar meu filho vivo. "Ele era um piloto cuidadoso. Tinha brevê há quase sete anos e comprou essa aeronave há um mês. O helicóptero saiu da revisão um dia antes de fazerem a viagem", disse o pai.
As famílias dos desaparecidos entraram em contato com a operadora dos celulares das vítimas. A informação é que os aparelhos estão funcionando dentro da área 2, que corresponde a região de Maresias, no litoral paulista, próximo ao ponto em que a aeronave deveria ter pousado.
Nas redes sociais, amigos do piloto publicaram mensagens de apoio a André e a família. "Estamos em Oração!!!!", diz um dos recados. "Com certeza no final tudo acabara bem !!!", diz outra publicação. "Estamos esperando uma boa notícia!!!Fica em paz!!!", diz ainda outro amigo.


Plano de voo

Ainda não foi esclarecido onde foi registrado o documento com a rota e as informações da aeronave. A família diz que o plano de voo foi registrado em Viracopos, mas a assessoria de imprensa do aeroporto afirma que nenhum plano foi repassado e que também não houve comunicação com a torre, até porque o helicóptero não saiu de lá. Assim, o aeroporto diz que desconhece o paradeiro da aeronave.
De acordo com a FAB, o helicóptero saiu do aeroporto dos Amarais, em Campinas, por volta das 8h desta terça-feira (30) e tinha previsão de chegar no fim da manhã em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após uma parada em Guarujá, no litoral paulista.