Cerca de 150 atletas participaram da Corrida de Aventura em Maresias
Com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), a última etapa do Circuito Trofeu São Paulo de Corrida de Aventura 2010 realizada em Maresias, na Costa Sul do município, no último sábado, dia 20, exigiu muito esforço físico dos atletas.
O evento foi organizado pela Eco Outdoor Sports Business e registrou a participação de aproximadamente 150 inscritos, os quais competiram nas categorias Pró (50 km) e Estreante (25 km), nas modalidades trekking, mountain bike e canoagem. As equipes largaram da Praça Internacional de Surf e foram dividas em quartetos (masculino, misto e máster), duplas (masculina, mista e máster) e solo (individual).
Os vencedores na categoria Pró – dupla masculina – foram os atletas Hadi Akkouh,
27 anos, e Gustavo Ayres Netto, 22 anos, da equipe Brasil Ultra Runners, de São Paulo, que completaram a prova em 5h55min. Em comparação ao tempo obtido pela primeira dupla masculina da categoria estreante, os competidores Pró tiveram uma velocidade em dobro, já que o trajeto deles foi de 50 km.
A dupla utilizou o trekking até Cambury, onde pedalaram pelo sertão de Cambury e, em seguida se dirigiram à praia da Barra do Sahy para remar em direção às Ilhas e Ilha das Couves. Ao retornar ao continente, o percurso foi praticamente o mesmo de volta a Maresias. “Observando o mapa, achamos que o percurso seria mais fácil. Mas o trajeto foi duro e muito técnico. A principal dificuldade é a variação altimétrica”, afirmam os competidores, que são frequentadores das praias sebastianenses e elogiaram a Prefeitura pela realização de vários eventos esportivos na cidade. “A Secretaria de Esportes está de parabéns”
Já os campeões na categoria estreante foram os corredores Rogério Hideki Itiki, 30 anos, e Everton Maziero, 35 anos, da equipe Terremoto. A dupla nunca tinha participado de uma corrida de aventura e se inscreveu apenas por curiosidade, já que praticam surf e skate. “A prova foi bem difícil pela distância e também porque tinha muita subida e descida”, falam Itiki e Maziero, que concluíram a disputa nas modalidades trekking e mountain bike com o tempo de 5h50min. Questionados se vão dar continuidade em competições de aventura em 2011, os atletas disseram que irão estudar. “É muito cansativo, mas como chegamos em primeiro lugar sem treinar isso é um estímulo”, concluem.
Todas as categorias foram premiadas até a terceira colocação. Além de troféus, medalhas e brindes dos patrocinadores, os atletas ganharam pontos no Ranking Troféu São Paulo e também no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura.
Para o diretor da prova, João Iaro, o circuito foi um sucesso. “Jamais uma organização conseguiu reunir, em seu primeiro ano, tantos inscritos em cada etapa e tão pouco fomentar uma arena organizada e confortável”, avalia.
Desistência
O fato da prova exigir muito esforço físico dos atletas registrou a desistência de seis duplas Estreantes e dois atletas da categoria solo. Uma das equipes desistentes foi a “Eu Vou”, de São Paulo, que trouxe a Maresias aproximadamente 45 competidores, divididos em 25 grupos.
Segundo o publicitário Dario Forghieri, 41, o motivo da desistência foi à gripe. “Estou no fim de uma gripe e na subida da serra comecei a sentir insuficiência respiratória. Decidimos, então, parar de competir”, relata o Forghieri, que se inscreveu para participar na categoria dupla masculina. Com base no mapa, os dois corredores que disputaram todas as edições do circuito em 2010 avaliaram a última etapa como altamente técnica. A corrida contou com atletas de várias cidades paulistas e de Estados como Paraná e Minas Gerais. O evento foi encerrado com a realização de uma Festa do Branco na arena montada à beira-mar, onde a organização apresentou novidades para 2011.
Ação Ambiental
Em Maresias também houve a promoção de uma ação ambiental obrigatória. No ato da retirada do mapa, cada equipe pagou R$ 14,72, valor que representa a compra, plantio e manutenção de uma muda de árvore por dois anos.